A Matemática e a Arte é um projecto Comenius de parceria entre Portugal, Alemanha e Bulgária, financiado pela Agência PROALV, Aprendizagem ao Longo da Vida, e que estuda a correlação entre a Matemática e a Arte, incluindo a música. A interacção entre a Matemática e a Arte, presente cada vez mais nas realizações do quotidiano humano, a integração de saberes no âmbito da comunicação globalizada, da multiculturalidade e das múltiplas linguagens, o desenvolvimento de domínios no campo das linguagens, matemática, linguística, musical e imagética, e, sobretudo, da sua interacção e articulação, justificam a apropriação deste projecto como uma experiência de ensino/aprendizagem, estimulante para professores e alunos.

São parceiros a Alemanha, como país coordenador, Ecolea Internationale Schule, a Bulgária, Sou Nikolai Katranov e Portugal, Escola E. B. 2, 3 de Marco de Canaveses.

Os alunos envolvidos têm entre os 11 e os 14 anos de idade. Os mais velhos dedicam duas aulas, por semana, ao projecto; a turma dos mais novos desenvolve o projecto integrado no seu currículo. Em Portugal, os mais velhos estudam as pontes e os mais novos Victor Vasarely, M. C. Escher, Alexander Calder, Álvaro Siza Vieira e Almada de Negreiros; na Alemanha projecta-se a cidade do futuro; na Bulgária estuda-se a arquitectura e a música.