A Matemática e a Arte 

                                                                         

A Matemática e a Arte é um projecto de parceria entre Portugal, Alemanha e Bulgária, financiado pelo programa Comenius da Agência PROALV, Aprendizagem ao Longo da Vida, e que estuda a correlação entre a Matemática e a Arte, incluindo a Música desenvolvendo-se no biénio 2008 / 2010. Os alunos aprendem a Matemática de forma divertida, compreendem a sua envolvência, partilham as suas experiências, melhoram o seu desempenho.

Pretende-se desenvolver competências de:

- Comunicação na língua materna - enquanto trabalham conteúdos disciplinares específicos e na interacção com os membros do grupo quando apresentam os resultados;

- Comunicação na língua estrangeira, Inglês - na cooperação e comunicação entre os alunos das diferentes escolas, na aprendizagem da segunda língua motivada pela prática e pelos encontros;

- Comunicação e expressão artísticas - na apropriação de linguagens elementares, na compreensão das artes no contexto das diferentes culturas;

- Literacia em artes;

- Raciocínio matemático e competências básicas em Ciência e Tecnologia - no cumprimento do currículum das disciplinas curriculares;

- Utilização de TIC - na utilização do computador, na realização de documentos em word, powerpoint, e-mail, videoconferências, tratamento de imagem,...;

- Aprendizagem - melhorando as capacidades de planificação e organização do trabalho;

- Socialização - no trabalho de grupo e cooperativo, na empatia que estabelecem com mentalidades estrangeiras;

- Consciência cultural - no conhecimento da sua própria cultura e de todos em geral.

O curriculum é muito compacto para que o ensino de novos temas e tópicos possa ficar a nível teórico. Com este projecto os alunos podem fazer pesquisas activas e profundas, podem considerá-las sob diferentes pontos de vista e ter sempre consciência de uma orientação prática no processo. Isto é um benefício considerável, não só para alunos, como também para os professores porque partilham as suas experiências com outras escolas europeias e melhoram os seus métodos.

A Cidade do Futuro - Concepção de espaços e formas de uma urbanidade futurista e esteticamente criada em equilíbrio com o ambiente.

Arquitecturas da forma e da cor - Estudo e realização de experiências gráficas cromáticas e tridimensionais com base na análise de obras de artistas cuja obra assenta em suporte matemático.

Pontes - Estudo de estruturas construídas valorizando aspectos modulares integrados na sua concepção. Transposição para o estudo formal do módulo, módulo/padrão e estrutura modular.

A Coincidência faz a Música - Estudo da estrutura da música numa perspectiva matemática.